PROJETO BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS RECICLÁVEIS

Olá meninas, hoje tem uma postagem diferente do comum, mais é um assunto que eu conheço muito bem. Projetos educacional para educação infantil, é maravilhoso ter essa profissão e poder compartilhar as coisas fofas que produzimos durante o ano letivo. 


PROJETO BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS RECICLÁVEIS

Justificativa:
Este projeto é para ser trabalhado com a turma do integral, durante dois meses.
Pelo grau de importância das brincadeiras na educação infantil, consideramos os brinquedos recicláveis uma ideia prática e coerente para enriquecer algumas brincadeiras realizadas durante a tarde no integral.
Serão utilizados brinquedos simples que podem ser construídos com material reciclado, demonstrando que é possível substituir os brinquedos eletrônicos e enriquecer esses momentos de brincadeiras.
A iniciativa desse projeto tem o objetivo de despertar nas crianças a responsabilidade e a consciência ambiental desde os anos iniciais para que as mesmas já cresçam com este pensamento.
Consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis, e a maior parte destes produtos são inutilizados e jogados fora.
Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo.

Objetivo: 
Conscientizar a equipe escolar, os alunos e a comunidade de que “cada um de nós, brasileiros, produzimos mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas, todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de são Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.”

Objetivos específicos:
·         Incentivar a separação de lixo e a reciclagem;
·         Reconhecer diferentes tipos de materiais;
·         Desenvolver a coordenação motora;
·         Aprender a construir brinquedos com material reciclável;
·         A oportunidade do aluno usar e desenvolver a criatividade;
·         Esclarecer os conceitos de “redução”, “reutilização” e “reciclagem” com o recurso do cd
·         Conscientizar para a preservação do meio ambiente;

Atividades:
·         Vamos colocar cartazes explicativos na parede com as brincadeiras e seus objetivos. Fotos da montagem do projeto no computador com slides. 

·         Matriz gato de palitos e leitura do livro gato de botas.

·   Confecção do fantoche de jacaré de caixa de leite para cada aluno - música eu conheço um jacaré exposto em um livro gigante.
· Confecção de um pato para cada aluno para representar a brincadeira pato-ganso. As crianças vão pintar o pato e colar na lagoa de cd.

·Confecção do sapo feito de prato de papelão e palito de sorvete - Música o sapo jururu.  
· Confecção de uma máquina fotográfica para cada aluno com caixa de leite e rolinhos de papel higiênico pintado de tinta guache.

· Confecção de um violão com caixa de sapato e barbante decorada com tinta guache.
· Confecção de uma centopeia gigante feita CD para decoração do projeto. Decorar o CD com tinta acrilex e cola colorida.



Recursos utilizados:
Garrafas pet, barbante, durex colorido, caixa de papelão, canetas hidrográficas, durex grosso, guache, folha sulfite, E.V.A, papel crepom, color set, cartolina, cola branca, cola bastão, cola quente, prato de papelão, papel pardo, mesa, giz de cera, entre outros recursos básicos.










Beijos da Jaque

Projeto 52 semanas! Os super poderes que eu gostaria de ter se fosse um super herói seriam:


Olá pessoas, eu adorei escrever nesta semana, super poderes são algo tão sonhador e mágico.
Com certeza cada um de nós, tem um super poder, talvez não estamos conseguindo enxergar dentro de nós, o que de melhor nos guardamos, as vezes há um talento imenso que precisa ser desenvolvido.
Procure qual é o seu melhor potencial, qual é o seu talento, ou melhor, o seu super poder! E use tudo que você sabe fazer de melhor, para ajudar o mundo, ajudar as pessoas. Fiquei muito feliz quando estava pesquisando sobre esses super poderes e minha amiga disse que ela queria o “poder da cura” para ajudar os enfermos, eu pensando em voar (em mim mesma) e ela pensando em como podia ajudar o próximo. O mundo precisa de pessoas assim, que mesmo sem ter super poderes, ajuda, pensa e contribui para um mundo mais feliz!
Agora chega de blá-blá-blá e vamos aos meus desejados super poderes! (“Deus não dá asa a cobra”, ainda bem, se não esse mundo estaria muito pior do que um caos)

Ler a mente das pessoas: Nossa queria muito saber a verdade de todas as pessoas. Mas tenho a impressão que se eu tivesse esse poder poderia me decepcionar muito.
 Eu tenho esse péssimo defeito (que eu amo, e não quero mudar) de sempre fazer suposições sobre o que o outro está pensando, o sobre qual vai ser a atitude da pessoa em determinada situação, principalmente se eu conheço bem esta pessoa.   

Invisibilidade: Queria ter o prazer de ficar vigiando algumas pessoas! (riso). Como estou maldosa.
 Às vezes fico pensando se eu fosse invisível poderia controlar minha paciência, de uma forma em que eu ficaria em um lugar sem ser incomodada.
Mas o mais legal seria ouvir o que as pessoas estão falando e depois fingi que não sei de nada!  





Voar: Queria em um piscar de olhos realizar meus desejos de conhecer alguns lugares incríveis. Viajar voando e sem morrer do coração!

Absorção: Na verdade eu queria outros vários poderes como ser extremamente linda, inteligente, delicada, entre outros desejos, então resolvi escolher um com o qual eu poderei ter todos os outros. Esse poder seria a capacidade de absorver outros poderes com um toque. 
Muito bom neh! 
Beijos da Jaque, até a próxima semana! 



Projeto 52 semanas! Fazem parte da minha wishlist:

Oi gente, quinta semana do desafio 52 semanas, estou adorando os assuntos abordados nesse projeto. ´
Sonhando alto, porque sonhar não paga! Porque sonha faz brilhar os meus olhos! 

Semana 5: Fazem parte da minha wishlist: 

1- Ateliê, sempre quis ter um espaço para eu chamar de meu.  

2- Escrivaninha amarela,é lindo neh!

3- Globo, esse não tem explicação, mais eu acho muito fofo, e nas decorações ficam maravilhoso. 

4- Tripé para a minha maquina lindíssima

5- Viagem para califórnia, porque eu  tenho que conhecer, meu sonho, viver a vida sobre as ondas! 



















Beijos da Jaque

Desafio 52 semanas - Minhas citações preferidas


Oi gente já estamos na semana 4: Minhas citações preferidas são: (trechos de livros, de músicas, frases de autores, etc)
Eu gosto de muitos trechos de músicas, mas a que me encanta e veio na minha cabeça imediatamente foi a do nosso querido Lulu Santos: "Vamos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitir."

Para completar escolhi essa frase de autor desconhecido, acredito que encontrei em algum blogger, em que a autora teve a sensibilidade de traduzir a sensação que eu sinto hoje. 

"Tem gente que Deus coloca na nossa vida só para nos dar paz. Que nos empurra para o melhor de nós, que nos guia para o caminho do bem. Gente que é sorriso em dia feio, que é suporte quando parece faltar chão. Tem gente que pensa e repensa jeitos de nos fazer bem, que se preocupa e demonstra. Gente que é abraço, mesmo de longe, e a certeza que tudo vai dar certo. Que empresta coração para a gente morar, que planta pensamentos bonitos nos dias da gente. E reforça nossa fé no ser humano! Gente que merece o que de mais bonito a vida tem a oferecer. A esse tipo de gente: amor, oração e gratidão eterna."

– Se essa frase for sua, favor me avisar para dar os devidos créditos.