Se Defender

 v
A vida me levou a conhecer ontem na  integra o que significa "sei me defender". 
Acredito que viver nesse mundo requer se defender o tempo todo, e de tudo.
Nascemos e logo somos obrigados a chorar porque estamos com fome e não sabemos falar. Se sentimos dor também choramos porque é a unica forma de se expressar e logo avisar para a mamãe: to com fome me livra disso, to com dor me livra disso também... Isso é se defender da fome, do desconforto...
Se defender é a arma para a sobrevivência nesse mundo. Se defendemos da demissão,  da morte de um ente querido, do termino de relacionamentos, da traição, das doenças, enfim o tempo todo estamos nós protegendo daquilo que não nós faz bem. 
Quando a vida me apresenta um problema eu logo penso: 'vou corta o mal pela raiz'. Foi assim que eu fui ensinada a me defender. E posso garantir é a melhor receita, para se livrar de algumas pessoas ou situações corriqueiras. 
Só que há um problema, muitas vezes eu me defendo e ainda assim continuo nervosa com a situação. Me deparo com momentos que preciso gritar, perder a linha e a compostura. Me preocupo com as pessoas que não pensa como eu, sim, aquelas pessoas que acreditam que o dialogo resolve tudo. Aquelas pessoas que não compra briga, que não perde a paciência e que tem o maravilhoso dom de ignorar o que lhe faz mal. Sinceramente queria ser assim. Mas não sou assim, infelizmente corto o mal pela raiz e deixo um buraco aberto no chão, ao invés de jogar areia. Sim, isso que é o errado. Devo arrancar o mal pela raiz e cobri o buraco e não deixar ele exposto para ter a oportunidade de se estressar, me irritar de chorar... Mas eu ainda  levo em consideração o fato de tampar o buraco. Tampar o buraco significa para mim 'enterrar'. Eliminar. E isso talvez,  não é o meu objetivo. Quando o buraco da arvore ainda está ali, significa que posso plantar outra arvore boa. Mas no momento em que eu não me importar, não reagir, não esboçar qualquer expressão, ai sim tudo já estará enterrado e sem lamentação.
Porque a vida é assim: ou você se defende ou vai apanhar a vida toda de todos. 
Gente para bater e fazer nós sangrar se machucar é o que não falta. 

Autoria Jaque

0 comentários:

Postar um comentário