7 Quedas


30 anos sem Sete Quedas


Já se passaram 30 anos da submersão de um dos maiores espetáculos da Terra, as 7 quedas. 
Eu sei que isso é uma palhaçada, e ao mesmo tempo uma tristeza, mas é o que tem para hoje...
 
Com toda certeza Itaipu é fundamental para o Brasil e o Paraguai, e muitas das conquistas hoje existentes em nosso país só foram possível devido a existências de Itaipu.



Mas acredito que teria sido muito melhor se tivessem construído uma usina menor em Foz, e construído mais umas duas ou três usinas em outros lugares, onde obviamente não houvessem também grandes beleza naturais. 


Creio que as 7 quedas mais as Cataratas do Iguaçu, somadas a mais um grande corredor ecológico de vegetação nativa a beira do lago da usina menor que existiria no lugar de Itaipu trariam uma grande atividade turística para a região.



Mas resta-nos apenas não deixar a história destes saltos desaparecer, esperar pelo fim da vida útil de Itaipu (o que levará uns 3 séculos) e torcer para que o local recupere, ao menos parcialmente, todo o esplendor que já existiu por ali.
Teremos que nos contentar com a beleza de Foz... 
Beijos da Jaque

1 comentários:

  1. Olá Jaque... Muito obrigado pelas excelentes fotos e os planos “before and after”. Viu, pelos dados que eu esteve a manejar nestes últimos tempos, a vida útil comercial da barragem de Itaipu foi estimada em 160 anos, desde que sejam feitas obras de dragado e limpeza pra evitar o acumulo de matéria solida no leito do lago.
    Mesmo assim, se por ventura um dia reaparecerem as Sete Quedas, também ira voltar o problema internacional que aconteceu em 1965 entre o Brasil e o Paraguay naquele “Incidente de Porto Renato”. Em fim, o único certo é que a gente não estará mais pra ver isso... kkk... Grande abraço daqui de Hernadárias/PY.

    ResponderExcluir